Tenho meninos, mas não tenho turma.
Lecciono, quer dizer, entretenho, mas não pertenço à escola.
Cumpro horários, mas o espaço onde trabalho não pode ser (nem por 45 min) considerado meu.
Sou uma espécie de professora das AEC's.
Demorei algum tempo a perceber a sigla. Primeiro, entendia "Prof's das É-Erres", com variante para "Prof's das Ai-Égues". Afinal era "AEC's" - actividades de enriquecimento curricular e nunca, mas nunca mesmo "actividades extra-curriculares". LOOOOL
Lá vou eu todos os dias para Prado, Vila Verde, onde os meninos são apáticos e parados e onde as professoras gostam deles assim mesmo, sem se mexerem :(
Depois de me apresentar nas escolas, depois de falar pouquíssimo com os alunos e depois de conhecer as prof's das turmas, fiquei com as seguintes impressões (por ordem cronológica: do tempo mais antigo para o mais recente):
- Os meninos gostaram de mim, à primeira vista: das minhas cores, do meu sorriso, da minha maneira de lhes tocar na cabeça.
- Os pais ciganos acharam-me simpática.
- As funcionárias foram educadas e simpáticas.
- As prof's ficaram apreensivas. Muito apreensivas.
- Os meninos acharam-me piada, riram-se e quiseram tocar-me com as mãos.
- As prof's acharam que eu era nova demais, depois que eu era inexperiente e depois que eu era delicada demais para os alunos e ao mesmo tempo rígida.
- Os meninos acharam-me um pouco "tonta" e estranharam ver uma professora que fazia vozes diferentes. Notei que não compreendiam as minhas piadas e que nunca ninguém tinha brincado aos disparates com eles.
- Comecei a achá-los mto. parados e talvez um pouco retardados.
- As prof's convenceram-se que o meu trabalho iria ser inútil e que eu nunca os iria conseguir dominar - tarefa mais importante de um professor: mantê-los quietos, calados e sentados.
- Os meninos deixaram de me achar piada, porque começaram a ver que eu talvez fosse idiota. (Comentaram entre eles, mto baixo e lentamente que as professoras não gostam de desenhos animados. Como poderia eu gostar e mais... Como é que alguma vez poderiam ouvir música e dançar na sala?)
- As prof's ficaram a olhar para mim, como se eu fosse uma ave rara, mas pela negativa (E eu nem lhes falei dos CD's da EV).
- Cheguei à conclusão de que não vou poder fazer nada de bom naquelas turmas. Se o fizer, serei considerada uma "louca perfeita". As prof's das turmas farão queixa de mim ao agrupamento, à câmara, à Dren, à ministra... E estou certa que ninguém virá em minha defesa, porque aquelas mulheres é que são as donas daquelas crianças, daqueles pais, daquelas escolas e daquele meio.
sábado, 15 de setembro de 2007
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Bem...parece-me que vais ter um desafio daqueles!!! Não conheço Vila Verde mas conheço o género de pessoas de que falas pois vou com alguma frequência para essas bandas. São de facto pessoas especias, as que irás apanhar, mas se te lembrares do velhinho ditado portugês pode ser que as coisas até se componham lá para o fim do ano!
"Água mole em pedra dura, tanto dá até que fura."
Enviar um comentário